top of page

O marketing do odor


ree

Só para começar e para sentir o pulso… quem nunca tinha ouvido falar em Bruma?

 EU! E hoje, quem já ouviu falar em mais do que uma Bruma?

TODOS nós!

Sabem porquê? leiam até ao fim.


O efeito do humor, de uma forma geral causa bem-estar nas pessoas, aumenta os índices de felicidade e alegria, estimula a empatia, e o nosso sistema nervoso parassimpático relaxa e deixa-nos desguarnecidos, à mercê! Tudo características que fazem as marcas esfregar as mãos, aquecer os motores, alinhar baterias e iniciar o ataque.


Será por obra do acaso que a população portuguesa acordou e pensou...hum para o jantar vou tirar uns bifes para descongelar e para sobremesa vai ser uma Bruma? A resposta é óbvia, tão óbvia quanto o efeito que o humor cria nas marcas e nos produtos!


O caso mais recente é um exemplo crasso da consequência do humor no lançamento de um produto que pela sua essência já provoca aquele sorriso maroto, mas quando aliado a um branding e ao contexto no qual é comunicado, torna-se no chorrilho de reações que nos avassalam através redes sociais. Podemos questionar a qualidade do produto, podemos até desdenhar, invejar ou até (somos ainda) livres para criticar, o que não podemos ficar é indiferentes ao poder do humor num país também ele riquíssimo em situações insólitas.


Ao que aconteceu esta semana eu chamo-lhe de Marketing de ARRASTO, as consequências da comunicação de um produto na sociedade e nas marcas que adotaram o humor nas suas fileiras de comunicação e publicidade foi surreal, equiparável ao livro na estante ou às malas de viagem.

Pensem nos casos mais recentes, e mais uma vez, somos um país riquíssimo em episódios que podem até não ser motivo de orgulho mas que provocam sem dúvida momentos hilariantes na nossa mesa de jantar. Momentos esses aproveitados por quem está atento e por quem promove o seu produto ou serviço nas cavalitas de uma comunicação irreverente, audaz e fora dos standards.


Quantos de nós não partilhámos as publicações de marcas sobejamente conhecidas? Quantos de nós não comentámos entre amigos os posts de marca x ou y? Quantos de nós já não aguardávamos pela reação daquela marca?


Tornamo-nos involuntariamente, embaixadores e meios de divulgação de marcas que simplesmente aproveitaram a onda do humor sem receio do julgamento, esse já foi feito na publicação original!

Estas marcas vêm colher os frutos (e bem) de uma audácia que gerou discórdia, discussão e abriu caminho para que possam entrar de uma forma mais leve e humorada através do nosso telemóvel e redes sociais. Somos todos nós marketeers e gurus da publicidade fazendo o trabalho de dezenas de influencers ou agências publicitárias, sabiam?


O que humor leva não é o mesmo que o humor traz, sejamos mais audazes, perspicazes e conscientes de que rir de algo não é difícil, saber fazer rir de algo em concreto é que é o segredo!

Saber provocar o sentido de humor de cada um de nós acaba por ser o desafio que vos deixo e sim, até eu com este artigo estou a publicitar um produto e sabem que mais…? de borla e sem qualquer user experience.


Provoquem, experimentem, errem, cresçam, mas não desistam!


Comentários


bottom of page