Suas vendidas...
- Hugo Moreira
- 17 de ago.
- 3 min de leitura
Como criar narrativas que vendem?
Desde o storytelling ao marketing digital.

Desde muito novos, ainda em tenra idade que somos inundados com histórias e estórias, fábulas e rábulas sempre com um objetivo, fazerem-nos adormecer. Pois bem, agora somos nós que precisamos de convencer alguém, na maioria dos casos, não a adormecer, mas a dispender!
Facilmente vais perceber através de algumas dicas práticas o quão mais fácil isso pode ser e se pensares bem vais reconhecer várias marcas e produtos que o praticam, pensa na época natalícia por exemplo...
Uma boa história, empolga, cria expectativa e prende a tua atenção! Avancemos, partindo do pressuposto que já definiste quem é o teu cliente.
Dica n.º 1 - Define o teu canal e objetivo
Uma coisa é marketing, outra é publicidade. Define com clareza em qual deles vais construir a tua narrativa e adapta o conteúdo em função dos canais de comunicação. Todo o produto ou serviço tem o marketing na sua génese, o storytelling só o vai potenciar e levar até ao cliente certo.
Não esperes grande atratividade por uma história que não incorpore nela o teu cliente e na qual ele não se reveja ou imagine. O melhor que te pode acontecer é construíres no imaginário do teu cliente a necessidade do teu produto ou serviço.
Dica n.º 2 - Planeia
Toda a comunicação necessita de um planeamento, de uma construção organizada e que faça sentido para quem a recebe. Começares pelo fim, normalmente não é sinónimo de sucesso, apesar de tentador! "Isto é o melhor produto, por isso compre já!"
Existem dezenas de ferramentas que te podem auxiliar neste planeamento e na construção de uma narrativa eficaz. Recorrer a elas não é um sinal de preguiça mas sim de inteligência. Não precisas de ser um marketeer de última geração para que o teu negócio possa ter uma presença digna no digital, basta utilizares o que está disponível on line e praticares muito.
Dica n.º 3 - Aproxima-te
Inclui detalhes pessoais e exemplos. Quanto mais os leitores se identificarem com a tua história, maior será a ligação entre ambos.
A humanização deve estar centrada na construção de ligações reais com o teu público, valorizando a empatia, transparência e personalização. Se perceberes o outro lado é meio caminho para o objetivo final - concretizares a venda.
Dica n.º 4 - Foco
O storytelling não são floreados! A construção de uma narrativa com um objetivo claro é fundamental. Incrementar ao argumento uma estrutura bem definida e sólida, valoriza a sua leitura e quem beneficia é o leitor com uma interpretação clara e inequívoca.
Se a tua comunicação suscitar dúvidas de interpretação, o cliente não terá interesse em as esclarecer, muito menos em dispender o seu tempo e dinheiro no teu produto ou serviço. A tua história tem de provocar desejo e não dúvidas!
Dica n.º 5 - Pede ajuda
Não precisas de pensar em tudo sozinho, o melhor resultado nascerá da combinação do teu conhecimento empírico com a experiência de quem vive para contar histórias, e a tua história é a melhor, não te esqueças!
A partilha de ideias e dos objetivos entre ambos (cliente e fornecedor) é crucial para o sucesso e resultado final. Sê claro e exigente em relação ao que pretendes, não fiques satisfeito e questiona sempre os motivos e razões, pois quem está convicto do seu trabalho não terá dificuldades nenhumas em te explicar o porquê.
Estou aqui para te ajudar a criar a melhor história para potenciar o teu negócio, serviço ou produto.
Consulta os meus serviços em www.hugomoreira.net ou no Linkedin e arrisca-te ao sucesso!
Comentários